posts recentes

arquivos

tags

participar

links

Terça-feira, 8 de Novembro de 2011
Actividade de Projecto de Dissertação

Tema: Webdocumentary / Documentário Interactivo

Porquê a escolha desta temática?

A minha escolha para dissertação de mestrado sobre incide sobre uma temática e forma específica da área dos audiovisuais intimamente ligada às novas formas de divulgação de conteúdos AV pela web, o Webdocumentary.

Uma das motivações que me levou a escolher este tema, foi o facto deste inserir-se num projecto de investigação a ser desenvolvido pelo CELCC (Centro de Estudos de Língua e Cultura), um centro de investigação do ISMAI (Instituto Superior da Maia), Instituto que estou associado por contrato laboral, exercendo funções de Técnico Superior de Multimédia e Audiovisuais, no CLM - Centro e Laboratório Multimédia.

Passo a citar a descrição do projecto de investigação:

Descrição do projecto de investigação do CELCC (CEL Unidade de I&D)

Memória, Comunicação e Cidadania

O projecto pretende resgatar as memórias de indivíduos e comunidades singulares como forma de dar a conhecer e preservar tradições, culturas e saberes únicos. Assim, para além do desenvolvimento de um corpo teórico sólido em matéria de memória, comunicação (sobretudo oral) e cidadania, pretende-se constituir um acervo multimédia assente na gravação (áudio e vídeo) de depoimentos e manifestações.

Ao permitir resgatar memórias, nomeadamente através das chamadas histórias de vida, a Comunicação oral, possibilita a recuperação de vivências e a detecção de identidades. Nesta segunda fase, aquilo a que nos propomos é a anexar ao projecto uma nova estratégia metodológica que passa pelo uso da imagem (desenho e/ou fotografia) como forma de complementar a informação e o conhecimento obtido na primeira fase do projecto ao estilo da Antropologia e Sociologia Visual.

Como objectivos podemos referir:

Desenvolvimento de um corpo teórico sólido em matéria de memória, comunicação (sobretudo oral) e cidadania bem como da relação entre os três constructos.

Constituição de um acervo multimédia assente na gravação (áudio e vídeo) de depoimentos e manifestações.

Criação de um “webdocumentary” como nova forma de difusão dos conteúdos AV.

De todos os pontos acima referidos, ficou a meu encargo o último ponto: a criação de um Webdocumentary.

Não sendo investigador agregado directamente ao CELCC, a minha participação está contemplada como recurso humano da Instituição.

A minha disponibilidade laboral (parcial, uma vez que não estou alocado ao projecto a 100%) de colaborar com os investigadores deste centro (um dos quais com quem tenho vindo a colaborar, Fernando Faria Paulino) e a possibilidade de recolha de informação, idas ao terreno para levantamento de material audiovisual e aproveitamento de sinergias para o desenvolvimento do trabalho influenciou na escolha da temática para o meu projecto de dissertação.

Esta escolha não foi apenas direccionada por motivos de gestão profissional "versus" gestão de tempo com o mestrado.

Em 2008, o meu projecto final de Licenciatura, cujo título é "A utilização das imagens em processos de investigação nas ciências sociais", contemplou uma forte tendência e aplicabilidade para áreas que vão desde a fotografia ao cinema, passando pelo documentário e filme etnográfico até às novas tecnologias, concretamente o hipermédia, resultando na edição de 3 documentários e 2 produtos hipermédia ligados á área da antropologia visual.

O meu interesse por esta área de investigação reflecte-se ainda no facto de, em 2009, ter participado na última fase do projecto de investigação internacional levado a cabo pela UQAM (Université du Quebec au Montreal) e ISMAI, na região de Tabuaço (Douro), sobre a temática da imagem e a construção de um território cultural, com especial incidência na recolha do património imaterial. O resultado da investigação foi a produção de um DVD-ROM hipermédia intitulado “Tabuaço, Quelques Images” fruto de 3 anos de investigação, recolha e produção de conteúdos sobre as referidas temáticas.  

Assim, gostaria de explorar o conceito emergente de Webdocumentary, uma nova forma de difusão de conteúdos AV na área da não-ficção, nomeadamente o documentário não-linear e hipermediático através da Web, que contempla 2 das principais áreas que tenho vindo a trabalhar, o Documentário e o Hipermédia.

Seria igualmente meu interesse no decorrer da investigação, com apoio de pesquisa bibliográfica, propor uma definição para o próprio termo bem como um modelo / protótipo (forma) de maneira a que este fosse reutilizável para outros projectos de realização de “webdocumentaries” que possam vir do sucesso do presente projecto (podendo não fazer sentido dada a especificidade de cada tema). 

Caso as datas o permitam, gostava também de participar na criação de um Webdocumentary, em parceria com os investigadores do referido Centro de Estudos, enquanto estudo de caso, sobre a memória, tradições, mitos, oralidades e celebrações sagradas / profanas da região da Serra D’Arga.

(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clues" do projeto de investigação

Objectivos provisórios para a dissertação

Proposta de definição de Webdocumentary; 

Constituição de um acervo multimédia assente na gravação (áudio e vídeo) de depoimentos e manifestações dos autóctones.

Proposta de linhas de orientação quanto à forma / estrutura, implementação e autoria multimédia de um Webdocumentary, enquanto narrativa multimédia não linear.

Criação de um “webdocumentary” como nova forma de difusão dos conteúdos AV.

Não pretendo abordar questões demasiado tecnológicas como linguagens de script e programação de interactividade, ainda que estritamente necessárias para a autoria de um webdocumentary.

No entanto talvez faça uma recolha das principais soluções de software para autoria de narrativas audiovisuais deste género.

Ainda não tenho ideia definida sobre possíveis histórias a abordar para a criação do webdocumentary sobre a Serra d´Árga (local onde se está a fazer o levantamento etnográfico).

Possíveis títulos do projecto de dissertação

  1. Webdocumentary: um paradigma emergente na publicação de conteúdos audiovisuais do género documental.
  2. Documentário Interactivo: estado da arte e implementação.
  3. Narrativas hipermédia tendo por base conteúdos audiovisuais não-ficcionais.

 




mais sobre mim

 

Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31